Sofrimento: Escada para o crescimento

Sofrimento: Escada para o crescimento

SOFRIMENTO: ESCADA PARA O CRESCIMENTO


Qual o sentido do nosso sofrimento?

"Deus é tão digno do nosso amor, quando nos consola, como quando nos faz sofrer!" (São Francisco de Salles)

Que bom seria se essa frase fosse verdade em nós! Que bom seria se vivêssemos em plenitude o que nos ensina São Francisco de Salles! Nossa natureza humana se satisfaz, rejubila, quando é satisfeita em tudo nas suas vontades.

Como nos é fácil e prazeroso ser amado e consolado! Como nos é fácil amar a Deus de toda alma, de todo entendimento, de todo coração, como nos ensina as Sagradas Escrituras, quando somos visitados por Deus de forma amorosa, quando Deus nos consola, quando as mais diversas situações em que vivemos nos são favoráveis e, quando envolvidos em tais situações somos capazes de afirmar que amamos a Deus, capazes de erguer os braços ao Céu e louvarmos, capazes de estampa o mais belo sorriso e dessa forma devotarmos nosso amor a Deus.

Como um bom Pai, Deus nos educa e, de tempos em tempos com uma nova pedagogia e quando visitados pela dor e pelo sofrimento, seja este qual for, a medida que for, somos capazes de perder o brilho do olhar, já não mais estampamos o mais belo sorriso, deixamos que a alegria fuja de nós e aquela linguagem do céu, de louvor, dá lugar aos murmúrios e lamentações.

Infelizes de nós!

Quando visitados pelo sofrimento, temos a oportunidade de nos unirmos de forma íntima e misteriosa ao Crucificado, que em meio ao sofrimento e a dor, amou-nos até o fim.

Como nos é custoso, penoso, amar a Deus no sofrimento, na angústia e na dor!

É exatamente aí, que precisamos ser tomados da certeza de que Deus como um Pai amoroso, está a nos educar, e também como quando consolados, amar o Senhor. Não podemos desperdiçar tais oportunidades!

Aprendi, que ao visitada pelo sofrimento, o Céu me dá a oportunidade de reparar, de consolar o Coração Ferido do Crucificado. E aprendi ainda que só se cresce, e só se passa bem pelo sofrimento quando damos sentido.É preciso dar sentido ao sofrimento.

No Calvário e no Alto da Cruz, o Senhor deu sentido a todo aquele sofrimento: a minha e a sua salvação! Quando entendermos essa linda realidade, acolheremos o sofrimento com alegria e descobriremos que ao usar a pedagogia da dor, o Senhor está nos fazendo uma visita de amor, para o nosso crescimento.

É preciso saber sofrer! O sofrimento é a escada para o crescimento!

E ao aprendermos, como Santa Teresinha, também diremos: "O próprio sofrimento passa a ser a maior das alegrias, quando é buscado como o mais precioso dos tesouros."