Estes dois santos foram vistos salvando a Igreja..

 

Estes dois santos foram vistos salvando a Igreja..

Estes dois santos foram vistos salvando a Igreja pelo Papa Inocêncio III

SAINT DOMINIC E SAINT FRANCIS

Ambos os santos aparentemente apareceram em um sonho fisicamente segurando a Igreja e salvando-a da destruição.

A Igreja Católica estava precisando de uma grande reforma no século XIII. A confusão sobre o ensinamento da Igreja era generalizada, e muitos membros do clero não estavam vivendo de acordo com o Evangelho.

 

Em resposta à crise, o papa Inocêncio III convocou o Quarto Concílio de Latrão, mas ele ainda precisava de ajuda para pôr essas reformas em prática. Para isso Deus enviou dois homens santos que mudariam o mundo.

Primeiro,  São Francisco  embarcou em uma viagem a Roma para buscar a aprovação do Papa Inocêncio de sua nova comunidade religiosa, eventualmente chamada de “Ordem dos Frades Menores” (geralmente chamada de “Franciscanos” hoje). O papa Inocêncio estava cético em relação à regra inicial de Francisco (o plano para a comunidade) e demitiu ele e seus seguidores. Então, de acordo com uma lenda popular contada por Leon Le Monnier em sua História de São Francisco de Assis , o papa Inocêncio teve um sonho poderoso.

“Verdadeiramente”, gritou o Pontífice, “este é de fato o homem que foi chamado para sustentar e reparar a Igreja de Deus .” E na explicação destas palavras, ele relatou como, algum tempo antes, depois de um dia em que ele Tinha sido ansiosamente considerando as desgraças da Igreja, ele viu em seu sono um mendicante apoiando a Basílica de Latrão que estava cambaleante e pronto para cair. Então, inclinando-se para o homem que ele acreditava ser chamado a essa alta missão, ele o abraçou paternalmente e sem reservas, mas apenas em palavras, deu sua aprovação à regra que ele lhe apresentava.

A ordem de frades mendicantes de Francisco foi aprovada em 1209 e desde então teve um grande impacto no mundo através de seu zelo missionário e pobreza humilde.

Em seguida,  São Domingos chegou a Roma e pediu permissão para criar uma nova comunidade religiosa chamada “Ordem dos Pregadores” (mais comumente conhecida hoje como Ordem Dominicana). Inicialmente o Papa Inocêncio recusou o pedido, mas algo aconteceu que mudou de idéia. De acordo com a Lenda de Ouro , o papa Inocêncio teve um sonho emocionante.

Então, uma noite em um sonho, ele viu a basílica de Latrão prestes a cair em ruínas; mas, enquanto observava temeroso, Dominic , o homem de Deus, veio correndo do lado oposto, colocou os ombros contra o edifício cambaleante e ergueu toda a estrutura . Quando o papa acordou, ele entendeu o significado da visão e alegremente alimentou a petição do homem de Deus.

A nova ordem de Domingos foi oficialmente aprovada em 22 de dezembro de 1216. Sua nova ordem influenciaria grandemente a Europa e ajudaria a alcançar muitas das reformas que Inocente desejava.

A história desses dois sonhos apareceu cedo nos documentos medievais e o biógrafo Michael Robinson explica em seu livro São Francisco de Assis: A Lenda e a Vida , que um certo cardeal próximo do papa Inocêncio, chamado Capocci, foi creditado por difundi-lo. Robinson continua escrevendo: “é possível que na década de 1240, Capocci estivesse contando uma história sobre o sonho do papa; como um defensor de ambas as ordens de frades, o cardeal pode ter sentido que o sonho estava sendo realizado em um ou em ambos . ”O resultado foi que tanto os franciscanos quanto os dominicanos reivindicaram o sonho de seu próprio fundador e o incluíram em todas as biografias.

Muito provavelmente, o papa Inocêncio teve um sonho, em vez de dois sonhos separados, e o sonho pode ter sido ambivalente a respeito de quem era o frade mendicante que segurava a basílica de Latrão. Ele então contou a Capocci sobre o sonho e mais tarde foi adotado por ambas as ordens.

De qualquer forma, o que é verdade é que São Francisco e São Domingos cumpriram esse sonho profético e ajudaram a reformar a Igreja em um momento crucial da história , salvando-a da destruição total.