Como St. Clare derrotou milagrosamente um exército

 

Como St. Clare derrotou milagrosamente um exército

Como St. Clare derrotou milagrosamente um exército inteiro

SAINT CLARE

Em face de uma invasão, Santa Clara tirou sua arma secreta.

Santa Clara, fiel discípula de São Francisco de Assis, possuía uma forte fé em Deus que não vacilou, não importando as circunstâncias. Essa fé foi posta à prova quando um exército de soldados estava causando estragos no vale de Spoleto e voltou seus olhos para Assis.

 

Apenas fora dos muros de Assis fica o mosteiro de São Damião, onde Santa Clara e sua pequena comunidade de freiras viveram. Quando os soldados da pilhagem chegaram a Assis, seu primeiro obstáculo foi este mosteiro e assim começaram a escalar suas muralhas e aterrorizar as religiosas inocentes.

Nesse ponto, Santa Clara estava em seu leito de doente, mas suas irmãs ficaram profundamente assustadas e foram imediatamente à sua mãe em busca de conselho. A Enciclopédia Católica  narra o que acontece a seguir.

Clara, calmamente levantando-se de sua cama doente e tomando o cibório da pequena capela ao lado de sua cela, procedeu a enfrentar os invasores em uma janela aberta contra a qual já tinham colocado uma escada. É relatado que, quando ela ergueu o Santíssimo Sacramento em alta, os soldados que estavam prestes a entrar no mosteiro caíram para trás como se estivessem deslumbrados, e os outros que estavam prontos para segui-los levantaram voo.

Ela também se ajoelhou e fez uma curta oração a Deus, pedindo-lhe que protegesse as partes restantes da cidade. Em vez de tentar encontrar outro lugar para entrar na cidade, o exército recuou e nunca mais voltou, decidindo que era melhor deixá-lo sozinho.

Curiosamente, esta não foi a última vez que Santa Clara salvou a cidade. Mais tarde, um soldado liderou o exército imperial contra Assis, esperando reivindicá-lo por si mesmo. Quando Santa Clara ouviu que suas tropas estavam se aproximando da cidade, ela pediu a sua comunidade para parar tudo e orar a Deus por proteção.

Imediatamente o exército foi confundido e disperso. O líder do exército nunca voltou e a cidade de Assis permaneceu em paz.

A oração e a presença eucarística de Jesus eram as armas secretas de Santa Clara, capazes de afastar exércitos inteiros para atacar seu mosteiro. Isso nos lembra que a verdadeira fé pode “mover montanhas” e até mesmo proteger uma cidade da guerra.